Logistica Empresarial
Para Bowersox (2003), é de competência da logística a coordenação de áreas funcionais da empresa, desde a avaliação de um projeto de rede, englobando localização das instalações inclusive estrutura interna, quantidade, sistema de informação, transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais até se atingir um processo de criação de valor para o cliente.
A partir da definição dos objetivos da empresa é definido como serão gerenciadas as ações de planejamento, organização e controle. O planejamento logístico leva em conta decisões de localização das instalações, decisões de transportes e decisões de estoques.
As instalações devem ser localizadas onde possam maximizar o lucro da empresa, atendendo seus clientes eficazmente. Em uma economia globalizada, não existe limite para onde as instalações podem estar localizadas.
A decisão de transporte está basicamente ligada às dimensões de tempo e utilidade do lugar. O transporte de mercadorias é utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda, dentro de um prazo ideal.
As decisões de estoque devem estabelecer os reabastecimentos, constituindo-se sempre em decisões de alto risco, pois itens mantidos em estoque podem deteriorar, tornar-se obsoletos e até se perderem na produção, além de ocuparem espaço que poderia estar sendo utilizado para outros fins, sem contar o custo do capital investido.
Álan Corrêa de Ávila
REFERÊNCIAS
BOWERSOX, D. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2003.