Resumo cap 3, 4, 5, 6 PMBOK
Resumo capítulo 3:
Em gerenciamento de projetos cada processo é único em que cada um contém uma interface definida. Porém, elas se intercalam e muitas vezes se integram entre si - fala-se sobre o conceito 'iteratividade': que são os processos que se repetem continuadamente, indicando que a repetição experiências anteriores nos traz um aprendizado que poderá ser aplicado a atividades seguintes evitando erros desnecessários. Tal diagrama representa essa ideia:
Esse diagrama nos apresenta uma sequência mais geral de um grupo de processos, nos mostrando o início de um projeto, seus processos de monitoramento e controle e em seguida, seu encerramento.
Continuando, o término de um processo não indica que em seguida haverá o início de outro consecutivamente. O que ocorre na realidade é que enquanto uns processos se iniciam outros já estão em andamento em meio de processos que estão terminando - ou seja, é necessário que haja uma visão holística a respeito de um projeto, ver que os processos são altamente integrados em que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e não é somente algo linear. Normalmente, as saídas de um processo torna-se a entrada de outro, mas não necessariamente no mesmo grupo de processos.
O grupo de processos de iniciação é o conjunto de processos utilizados para o início de um projeto ou para o início de um processo ou fase. Como objetivo principal temos o alinhamento das expectativas das partes interessadas com seu objetivo, além de informá-las sobre o escopo e objetivos e também mostrar como a participação dos integrantes levará para o êxito do processo com o preenchimento das expectativas.
O grupo de processos de planejamento estabelece o escopo total do esforço, trazendo o refinamento dos objetivos e o conjunto de ações necessárias para que tais objetivos sejam devidamente alcançados. Nessa etapa, a equipe do projeto levanta informações e busca trazer o envolvimento das partes interessadas no