Resumo - burocracia por max weber
Segundo Weber, a burocracia moderna é compreendida a partir de três aspectos, funcionando da seguinte forma: sistema com normas e regras, formado por profissionais especializados, selecionados segundo os critérios racionais e que se encarregam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
Esses conceitos de burocráticos com base em hierarquia podem ser analisados ao longo da história e sendo adaptados ao nosso sistema de divisão do trabalho. Os princípios de hierarquia são de mando e subordinação, ou seja, sempre o superior supervisionando o inferior. Existe hierarquia em toda estrutura burocrática. A administração da burocracia se baseia no documento escrito e arquivamento, existindo até um quadro de funcionários para realizar tal tarefa.
II. A posição do funcionário
A ocupação de um cargo burocrático é uma profissão, que tem natureza devedora, ou seja, não é simples fonte de renda ou troca de serviços, se trata da aceitação de uma obrigação específica de administração fiel em troca de uma existência segura, diferenciando do contrato livre de trabalho. O funcionário esta à serviço do objetivo da estrutura burocrática. O tipo puro de funcionário burocrático é aquele nomeado (devido ao mérito) por autoridade burocrática superior (seguindo o regulamento), não sendo eleito pelos governados. Segundo Max, eleições populares podem colocar em risco a qualificação do quadro de trabalhadores, trazendo instabilidade ao funcionamento preciso do mecanismo burocrático. Os salários dos funcionários não são determinados pela função exercida e sim pelo nível hierárquico que ele se encontra.
III. As causas da Burocracia
Na modernidade, o desenvolvimento da economia monetária é uma importante causa da burocracia capitalista, apesar de não ser a única. Existem vários exemplos históricos de burocracias bem desenvolvidas que vão como, por exemplo, do Egito durando o Império Novo, da Igreja Católica Romana, principalmente no