Resumo biologia
Água: A água é solvente universal, regulação da temperatura do corpo, transporte de substâncias, na eliminação de excretas celulares e função lubrificante.
Variação da taxa de água nos seres vivos: metabolismo, idade e espécie.
Sais Minerais
Aparecem na composição da célula sob duas formas básicas: imobilizada e dissociada.
Glicídios
Os glicídios são a fonte primária de energia para as atividades celulares, podendo também apresentar funções estruturais, isto é, formar estruturas celulares. Os açúcares mais simples são os monossacarídios, que apresentam fórmula geral CH2O. O valor de n pode variar de 3 a 7 conforme o tipo de monossacarídio. O nome do açúcar é dado de acordo com o número de átomos de carbono da molécula, seguido da terminação OSE. Por exemplo, triose, pentose,hexose. São monossacarídios importantes: glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
A junção de dois monossacarídeos dá origem a um dissacarídio. Sacarose: frutose+glicose/ maltose: glicose+glicose / lactose: galactose + glicose.
Quando temos muitos monossacarídeos ligados, ocorre a formação de um polissacarídeo, tal como o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, etc.
Lipídios
Fazem parte deste grupo as gorduras, os óleos, as ceras e os esteróides. As gorduras e os óleos formam o grupo dos triglicerídios, pois, por hidrólise, ambos liberam um álcool chamado glicerol e 3 "moléculas" de ácidos graxos. O ácido graxo pode ser saturado ou insaturado. O saturado é aquele onde há somente ligações simples entre os átomos de carbono, como por exemplo, o ácido palmítico e o ácido esteárico. O ácido graxo insaturado possui uma ou mais ligações duplas entre os carbonos, como, por exemplo, o ácido oléico.
Funções dos lipídios nos seres vivos.
a) são constituintes da membrana plasmática e de todas as membranas internas da célula (fosfolipídios);
b) fornecem energia quando oxidados pelas células. São normalmente usados como reserva