Controle de processos
INSTRUMENTAÇÃO é a modalidade científica que aplica e desenvolve técnicas para utilização de instrumentos com funções primárias como medição e controle de variáveis físicas de um processo industrial como (pressão, vazão, nível e temperatura, etc..), E funções secundárias como indicação, transmissão de sinais padronizados a distância e registro.
PROCESSO é o método utilizado para transformação de uma matéria prima em um produto desejado e a automatização desse processo propícia: * QUALIDADE é a característica pela qual um produto satisfaz a especificação das propriedades físico-químicas desejadas e os instrumentos possibilitam a verificação, a garantia e a repetitividade da qualidade dos produtos. * PRODUÇÃO é a quantidade máxima de fabricação de um produto com qualidade, sem retrabalho e sem sacrificar a capacidade de trabalho dos equipamentos. * ECONOMIA, idealmente a instrumentação é a responsável com que toda energia e ou material na entrada de um processo seja transformada em produto, ou seja que não haja perdas de materiais por utilização de quantidades inesatas, por descartes ou transbordos, que não haja perdas de energia por errôneas relações ar e gás nas combustões, por super aquecimento de fornos e fornalhas ou mesmo o não aproveitamento das dissipações de temperatura. * SEGURANÇA humana, da planta industrial e do meio ambiente. Monitorando e evitando risco de explosões, aquecimento de motores e extruturas. Evitando emissão de poluentes nas águas e no ar.
1. INSTRUMENTOS E SUAS FUNÇÕES
* SENSOR: São dispositivos capazes detectar alterações na variável do processo.Temperatura (termopares, termoresistencias, etc). Nível (colunas, bóias, réguas, etc..). Pressão (manômetros, colunas, partes do transmissor). Vazão (Venturi, placa de orifício, tubo pitot, etc..) * TRANSMISSOR: Instrumento que tem a função de converter sinais do sensor em outra forma (elétrica 4 à 20mA, pneumática 3 à 15 psi,