Resumo Behaviorismo e Psicologia Cognitiva
A partir da observação realizada em experimentos com animais, Pavlov, descreve: Em uma situação incondicionada, um cachorro apresenta salivação quando um alimento é exposto a ele. Depois, associa-se o alimento a um estímulo neutro, como por exemplo o som de um sino, a resposta obtida é a salivação. Repete-se o experimento diversas vezes. Em um novo experimento, o animal salivará ao ser apresentado apenas pelo estímulo condicionado (som do sino), nesse momento, podemos dizer que o comportamento está condicionado.
Condicionamento Operante
Skinner, a partir do seu experimento conhecido como “caixa de Skinner”: Um rato era colocado dentro dessa caixa, que tinha uma alavanca em seu interior. Toda vez que o rato pressionava a alavanca, o animal recebia comida. Com uma certa frequência, o rato aprendia que a comida surgiria sempre que apertasse a alavanca, e começava a pressionar de propósito para ganhar o alimento. Então, toda vez que o rato pressionava a alavanca era oferecido um premio, o estimulando a repetir (reforço positivo). A partir disso, Skinner colocou uma grade elétrica que dava um choque quando ativada. Toda vez que o rato ativasse a grade, era dado um choque, seguido desse estímulo, os ratos começaram a evitar de encostar na grade, até não encostar mais (reforço negativo).
Antecedentes Behaviorista
Podemos considerar que o funcionalismo nos EUA foi uma condição importante para a emergência do Behaviorista como sistema psicológico. Todavia, outros antecedentes também marcaram como o Pragmatismo, Darwinismo, Conexionismo de Thorndike e Reflexologia Russa.
Pressupostos e características de Watson
Watson rejeita a ideia de consciência, mente e tudo o que é metafísico. Para ele o comportamento é resultado de aprendizagem e que pode ser controlado. O comportamento é aquilo que é observável, visível e material, e compreendido através da observação direta das reações.
Comportamento – Watson
Toda e qualquer resposta observável de