RESUMO BBC: O PODER DA MENTE
A complexidade do cérebro é algo inenarrável e até hoje foi muito pouco elucidado perante os cientistas, sendo uma parte do corpo humano ainda que requer muitos estudos e análises futuras. Suas funções capacidades surpreendentes faz ser um dos órgãos de maior ou o de mais complexidade do corpo humano.
O cérebro é formado por bilhões de neurônios, células estás que fazem com que todo córtex cerebral funcione. Podemos saber que cada área determina , comportamentos, sensações, emoções e percepções, por exemplo, uma região é especifica pra fala, outra pra visão, outra pra movimentos precisos: coordenação motora; e também regiões responsáveis pela memória , atenção, emoções, aprendizado entre outras.
De tão grande magnitude suas capacidades e funções. Se faz necessária mais energia do corpo. O cérebro usa 20% da energia do corpo ele requer constante oxigênio que recebe da corrente sangüínea, e usa aproximadamente 25% do oxigênio inalado. O processo é complexo e a boa condição da proteína e membranas celulares baseadas em lipídios no cérebro é essencial para seu sucesso. Mudanças nas membranas celulares ocorrem de momento a momento e são unicamente afetadas pelos fatores tais como emoções, dieta e o sistema imune.
Suas informações depende de disparos elétricos entre neurônios à neurônios. Que podem chegar a uma velocidade de 400 quilômetros por hora, dentro de uma minúscula fração de segundo. Sua habilidade pode ser afetada diretamente pelo álcool, drogas, etc. Podemos observar no teste feito no documentário “BBC: O poder cerebral”, em que o ator realiza um teste e se ver cada vez pior a cada gole de vinho. Isso afeta diretamente a memória, reflexos, atividades motoras , além de afetar em aspectos emocionais diretos.
O cérebro funciona basicamente através de sinais químicos e pode ser comparado a uma colônia de cupins quando agindo em harmonia dependendo de milhões de unidades simples trabalhando juntas para seu