Resumo Balanço Patrimônial
Ferramentas de Gestão de Custos no Dia-a-Dia da Empresa:
Podemos avaliar o potencial de uma empresa com base em seus planejamentos. Dentre as várias frentes existentes, muitas vezes percebemos que as preocupações são intensas, mas focadas. Em certos casos, estão mais voltadas para a natureza tática, não dedicando em algumas situações uma atenção maior tanto no processo como no conteúdo.
"Planejar é quase uma necessidade intrínseca, como alimentar-se para o ser humano. Não se alimentar significa enfraquecimento e o mesmo ocorre com a organização, caso o planejamento não afete o seu dia-a-dia dentro do seu horizonte mais de longo prazo". FREZATTI (2000). Por isso que devemos efetuar um planejamento que contemple as expectativas geradas pela empresa, obedecendo as estratégias estipuladas para que sirvam de premissa para a confecção e definição do planejamento orçamentário. Assim, "a técnica orçamentária fundamenta-se em prévia formulação de um plano geral de ação à empresa, de acordo com os objetivos, as metas e as políticas a curto e longos prazos, tendo como princípio a otimização no emprego dos recursos físicos, materiais e monetários disponíveis no período projetado." ZDANOWICZ (2001).
O orçamento é o instrumento utilizado para elaborar, de forma eficaz e eficiente, o planejamento e os controles financeiros das atividades que denominamos operacionais e de capital dentro da empresa, auxiliando na tomada de decisão do alto corpo gerencial.Além do mais, o orçamento deve apresentar flexibilidade na sua aplicação, permitindo corrigir quaisquer desvios surgidos, bem como utilizá-lo no processo de retro-alimentação do sistema de planejamento global da empresa.
O orçamento constitui-se em um mecanismo eficiente de planejamento e controle financeiros, no contexto presente, pois analisa as situações econômico-financeiras e patrimoniais passadas, projetando