projeto
MÓDULO I – ORIGEM E CONTEXTUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Vivemos em um mundo de grandes mudanças e transformações e as organizações precisam desenvolver mecanismos ativos que as façam obter resultados satisfatórios através de informações úteis e precisas com o objetivo de uma melhor tomada de decisão.
Nesse primeiro módulo abordaremos os usuários da informação financeira, a administração financeira e a sua ligação com outras ciências, as inúmeras funções do administrador financeiro, as perspectivas contábil e financeira e, por fim, o grande desafio da administração financeira.
O êxito financeiro das empresas depende cada vez mais do uso de ferramentas financeiras apropriadas. Segundo Santos e outros (2006), “a análise financeira das entidades é uma tarefa complexa e de fundamental importância em uma sociedade moderna”.
Inúmeros são os usuários da informação financeira: os próprios proprietários para a tomada de decisão, os acionistas para verificarem se há aumento no valor das suas respectivas ações, os investidores para analisarem a viabilidade ou não do seu investimento, as instituições bancárias para analisarem o crédito e as garantias dos clientes, os concorrentes para conhecerem profundamente a situação dos seus concorrentes em virtude de ser fator de sucesso ou fracasso da empresa no mercado, o governo para escolher no caso de uma concorrência aberta aquela que estiver em melhor situação financeira, os funcionários para verificarem se os seus salários e encargos estão sendo devidamente pagos e depositados, os fornecedores para analisarem se as empresas têm condições de cumprir suas obrigações, dentre outros.
Inúmeras variáveis governamentais, culturais, sociais, ambientais, dentre outras interferem significativamente no dia a dia das empresas, fazendo com que fatos imprevisíveis contribuam de maneira positiva ou negativa na lucratividade e rentabilidade das mesmas.