Informação e conhecimento
Informação enquanto conceito carrega uma diversidade de significados, do uso quotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento. Pode-se dizer que informação é o estado de um sistema de interesse (curiosidade); é a qualidade da mensagem que um emissor envia para um ou mais receptores; informação é sempre sobre alguma coisa.
A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.
Os especialistas afirmam que existe uma relação indissolúvel entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.
Ao longo da história, a forma de armazenamento e o acesso à informação foi variando. Na Idade Média, o principal património encontrava-se nas bibliotecas dos mosteiros. A partir da Idade Moderna, graças ao nascimento da imprensa, os livros começaram a ser fabricados em série e surgiram os jornais.
Já no século XX, apareceram os meios de comunicação de massa (televisão, rádio) bem como as ferramentas digitais resultantes do desenvolvimento da Internet.
Já o termo "conhecimento" é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis, conhecimento de um fato, conhecimento de um documento, etc.
Conhecimento é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.
O conceito de conhecimento distingue-se do conceito de informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e