Resumo Aula de Laboratório
Nesta segunda aula prática, o objetivo da aula será aprender a manusear um microscópio óptico e os equipamentos necessários para a realização de uma observação de uma folha, neste caso a folha de Monguba, que faz parte da família Bombacaceae, sua arvore possui folhas grandes, o tronco é engrossado pelo excesso de armazenamento de agua. A Monguba é originária do Brasil e sua família possui aproximadamente 225 espécies tropicais.
Materiais utilizados no experimento da aula prática:
Pinça de Madeira;
Pinça de Metal;
Lâmina
Lamínula
Microscópio Óptico
Lâmina de Corte
Folha de Monguba (Bombacaceae)
Nesta segunda aula prática de Biologia Celular, o objetivo principal foi com o intuito de ensinar aos alunos como manusear um microscópio óptico. O primeiro procedimento ao entrarmos no laboratório, foi separar duplas ou trios para cada equipamento, depois de tudo explicado e orientado pela professora Sejane, era a hora de começarmos os procedimentos de observação da folha.
O primeiro passo foi prender a folha de Monguba com a pinça de madeira de modo que a epiderme da folha ficasse exposta, para facilitar o corte de sua epiderme com a lâmina de corte, neste ponto tive algumas dificuldades, mas superadas logo em seguida. O próximo passo foi pegar os pedaços de epiderme da folha de Monguba que ainda estavam em cima da lâmina de corte com a pinça de metal e colocar em cima da lâmina o mais centralizado possível. Depois da epiderme em cima da lâmina, o próximo procedimento foi nos dirigirmos ao centro da bancada onde estava um béquer com agua destilada e com a ajuda da pisseta de Pasteur, colocamos um pingo desta agua onde estavam situados os pedacinhos de epiderme da folha, e em seguida colocamos a lamínula em cima dos materiais a serem estudados.
Após todo esse procedimento descrito acima colocamos a lâmina com o material sobre a mesa do microscópio e a prendemos com o auxílio da pinça, depois da lâmina