Resumo Astronomia
Os corpos celestes são classificados em:
Planetas: Giram ao redor do Sol
Satélites: Giram ao redor dos planetas.
Astros: Produzem luzes próprias.
Dividimos os corpos celestes em dois grupos:
Iluminados: Não emitem luz, são iluminados pelos astros (Planetas e satélites)
Luminados: Emitem luz, e iluminam os iluminados (Astros).
Planetas são divididos em dois grupos:
Gasosos: Jupter, Saturno, Urano e Netuno.
Sólidos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Astronomia - Estrelas e constelações.
As estrelas nascem e morrem em Nebulosas.
Elas possuem tempo de vida, e conforme vão envelhecendo mudam de cor. O fim de uma estrela pode ser uma anã branca ou um buraco negro.
A imagem acima mostra as fases que uma estrela passa antes de sua morte, mas existem três formas para uma estrela morrer, isso varia conforme o tamanho das estrelas, assim cada forma de morte estrelar é representada por uma forma de estrela. Temos assim, 3 tipos de estrelas, são elas:
ESTRELAS MAGRAS: São as menores, quando desmoronam (morrem) diminuem até chegar ao tamanho do planeta Terra. Essas estrelas são chamadas de estrelas comuns, que nascem em uma nuvem de gás, amadurecem como um Sol amarelo, desmoronam como uma gigante vermelha e morrem como uma anã branca. (Nosso Sol é um exemplo de estrela magra).
ESTRELAS MÉDIAS: Essas estrelas são chamadas de supernova, antes de explodir ela fica mais brilhante que todas as estrelas das galáxias juntas. Não há estrelas supernovas em nossa galáxia, se houvesse, a sua explosão destruiria toda a nossa Via Láctea de forma carbonizadas. Os pedaços dessa explosão, originará outra estrelas, por isso, que essas estrelas são chamadas de fênix, pois ressurgem de suas próprias cinzas.
ESTRELAS MUITO GRANDE: Essa estrela se atrai fortemente, formando um Buraco Negro, um corpo com tanta gravidade, que nada lhe pode escapar.
Astronomia - Estrelas cadentes
Estrelas cadentes são corpos celestes que