resumo assistência social
Goiânia
17-11-2014
SUMÁRIO
Capítulo I
Beneficio assistencial ao idoso
Capitulo II
Interação familiar na velhice
Capitulo III
Principais aspectos do processo de envelhecimento
3.1 Caracterização
Capitulo IV
Qualidade de vida dos idosos
Capitulo V
Método
5.1 Desenho de estudo
5.2 Procedimento
5.2.1 Coleta de dados
5.2.2 Análise de dados
Capitulo VI
6.1 Análise de dados da pesquisa Qualitativa
Capitulo VII
Considerações finais
Referencia Bibliográfica
Capitulo I
Beneficio assistencial ao idoso
Segundo o autor PIEROTTI (2011) o beneficio assistencial ao idoso ou ao portador de deficiência, também conhecido como Amparo Assistencial, previsto pela lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Lei orgânica da assistência social, conhecida por LOAS, pode ser concedido a idosos, com idade mínima de 65 anos, e pessoas portadoras de deficiência, que não tenham nenhuma condição de prover seu sustento com seu trabalho ou com a renda de seus familiares, entre outros requisitos exigidos pela lei.
O Benefício assistencial ao idoso ou ao portador de deficiência - BPC/LOAS é um benefício da assistência social pago pelo governo federal, assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna. Corresponde à garantia de um salário mínimo, na forma de prestação continuada mensal. A Concessão do benefício assistencial estará condicionada à avaliação documental feita pelo INSS e também a uma avaliação por um assistente social designado pelo referido Instituto.
Como características, esse beneficio não oferece o direito ao décimo terceiro salário, e também não permite que seja concedido o chamado “empréstimo consignado”. As exigências previstas em Lei são as seguintes:
Idoso:
1. Para o idoso, é necessária idade mínima de 65 anos;
2. A renda mensal per capita da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo vigente na data do requerimento