o profissional do comercio
Resumo
O comercio que por muito tempo foi encarado como um setor econômico complementar, outras atividades, como financeiras, eram mais valorizadas do que o comercio.
De forma geral, a gestão das empresas era centralizada, todas as decisões dependiam da participação direta com o proprietário.
A medida que o comerciante envelhecia, o processo de sucessão tornava-se o principal problema da empresa, em virtude de uma combinação de fatores. O primeiro derivava do próprio desprestígio da atividade, que muitas vezes levava os herdeiros, situação comum numa época de famílias grandes, o que muitas vezes forcava a venda ou o fechamento do negócio. Se havia dificuldades para a sobrevivência das empresas e para a formação de bons comerciantes, o que dizer das oportunidades para o profissional do comercio? O espaço era bem restrito para o sucesso de qualquer um que não fosse herdeiro ou parente próximo do comerciante.
Resenha critica
Vários aspectos fizeram com que as empresas tivessem crises, e ficassem em um balanço nas crises das atividades econômicas, que tornam as empresas frágeis para enfrentar seus novos concorrentes, e com poucos hábitos para inovar, para ter uma concorrência igualada. Outro aspecto que encurtava o ciclo de vida das empresas era a excessiva dependência em relação ao proprietário. A possibilidade de crise aumentava se o cliente estivesse enfrentando problemas pessoais, familiares ou de saúde.
As empresas estão em busca de retornos rápidos e confiáveis sobre seus investimentos, e isso exige do profissional de Comércio Exterior uma maior compreensão da estratégia do negócio e de suas características, para que ele seja mais seletivo e mais objetivo na priorização de soluções e na escolha de fornecedores e produtos.
As empresas estão em busca de pessoas que estão aptas ao mundo tecnológico. A tecnologia cada dia que passa vem se inovando cada vez mais, o surgimento de novos