Resumo artigo redes reforçadas de carlos fioravanti
RESUMO
A importância de um aeroporto é medida de varias maneiras, porte de aviões, quantidade de pessoas que embarcam, ou até mesmo pelo numero de conexões.
“Um grupo de físicos brasileiros, israelenses e suíços está propondo um juste nessa abordagem para desconcentrar o movimento dos aeroportos, e reduzir os danos em caso de um ataque de hacker às redes de computadores”.
“As equações dos físicos redesenham as conexões e tornam os aeroportos importantes menos importantes. Com menos conexões, portanto com menos aviões e menos pessoas em transito, um aeroporto torna-se menos atraente para quem quiser atacá-lo causando o maior dano possível. Imaginamos como os terroristas devem pensar antes de começarmos a desenvolver formas mais eficientes de proteção”.
“Essa estratégia de proteção imita a estrutura da cebola, propondo modificações a baixo custo. A sacada foi alterar a geometria das conexões”.
“Nessa abordagem, os iguais se ligam: quase todo nó com mesmo grau de importância esta conectado com outro de mesma relevância. Pequenos ajustes nas conexões podem deixar toda a rede mais protegida. Em caso de um ataque a um dos nós mais importantes, sempre haveria uma estrutura residual capaz de manter a integridade e o funcionamento da rede, em vez de desintegrar-se por completo”. É chamada de nó nas redes complexas a distribuição de energia elétrica, a internet ou as redes sociais, que estão ligados de um modo aleatório.
“Estamos propondo uma abordagem intermediaria que mantenha o numero de conexões e aumente a robustez da rede com pequenas modificações, portanto a custo baixa”.
“Os físicos aplicaram esse enfoque para conter o avanço de epidemias. Duas simulações iniciais indicaram que é possível reduzir a vulnerabilidade das pessoas a epidemias por meio de pequenos ajustes nas estratégias de vacinação. Os físicos observam que podem aumentar a eficácia da