Qualidade
Ao final dos anos 60 e início dos 70, o principal negócio da Ultrapar Participações S.A. ainda era a distribuição de GLP – gás liqüefeito de petróleo – primeira atividade a que a empresa se dedicou ao ser fundada em 1937. Pouco depois, a companhia entraria em uma nova fase de empreendedorismo e diversificação, quando o Sr. Pery Igel (filho do fundador da empresa, Ernesto Igel) assumiu o controle. Pery Igel aproveitou as oportunidades que se abriam para expansão e crescimento dos negócios, dentro do contexto brasileiro daquela época. Foram feitos investimentos na expansão dos segmentos de química e petroquímica da empresa, e nos seus setores de fertilizantes, transportes, engenharia, pecuária e armazenamento. Por exemplo, a companhia e linha de negócios Oxiteno foi fundada em 1970, logo se tornando uma pioneira na produção de óxido de etileno e seus principais derivados.
Como resultado da crescente complexidade de suas linhas de negócios e da concorrência cada vez mais acirrada nos seus respectivos segmentos e setores de mercado, a Ultrapar passou por um período de intensa profissionalização de sua administração e de seu quadro geral de funcionários nos anos 70, o que foi acompanhado do surgimento de novos desafios.
Conciliar os objetivos futuros da empresa com incertezas de ordem familiar e interesses potencialmente divergentes – este era o desafio enfrentado por Peri Igel, Presidente-Executivo da Ultrapar. Para fazer face a tal desafio, ele implementou um conjunto sem paralelo de iniciativas em governança corporativa, a partir de meados da década de 80, quando a expressão “governança corporativa” nem sequer era um conceito muito conhecido no país.
O Longo Caminho até a Boa Governança
Nos primeiros 15 anos após o Sr. Igel ter lançado sua primeira série de iniciativas em governança corporativa, a empresa conscienciosamente implementou uma nova estratégia organizacional e uma nova estrutura de