Aplicação dos 5’s em estabelecimento escolar
PALAVRAS-CHAVE: Programa 5S, Qualidade, Restaurante
1. INTRODUÇÃO
As formas de organização encontradas até a primeira metade do século, têm-se tornado ineficaz à medida que se instala um ambiente turbulento (com a importância das inovações tecnológicas, das fusões empresariais, da abertura de mercados, do surgimento de novos modelos de gestão empresarial, etc.). “Os altos níveis de interdependência, complexidade e incerteza agora encontradas no ambiente mundial ultrapassam os limites dentro dos quais a burocracia tecnocrata foi projetada para operar” (TRIST, 1981, p.40).
Introduzir programas de qualidade passou a ser a estratégia de muitas empresas na busca de se diferenciar, ou seja, agregar valor nos produtos através da qualidade deles a fim de se buscar vantagens competitivas.
O objetivo desse trabalho foi estudar a exequidade da filosofia 5S no restaurante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, atentando para a importância de tal programa e as dificuldades de implementação. A filosofia 5 sensos - 5S - surgiu no Japão em meados da década de 50 e 60. Trata-se de um conjunto de