resumo arquitetura romana I
Assentamentos etruscos organizados despesarmente em cidades-estado independentes, como na Mesopotâmia e na Grécia. Economia baseada em trocas comerciais com outros povos do Mediterrâneo. Cultura bem estabelecida no séc. VIII a.C., ascendendo até 200 anos depois, abarcando do rio Po à região de Pompeia, ao sul de Roma. Já havia uso de plantas em grelha com ruas perpendiculares umas às outras, possivelmente influenciada pelas colônias gregas. Principal rua norte-sul: CARDO. Leste-oeste: DECUMANOS.
Templos: Orientação meridional (ao contrário da orientação a leste grega), construídos sobre um pódio alto, coberto com telhado de duas águas (estruturado em madeira) e cuja simetria axial era definida pelo lance único de escada que dava acesso à entrada.da cela. As ordens Dórica e Jônica foram substituídas por uma versão simplificada e original, a Toscana, semelhante à Dórica porém sem caneluras nos fustes e sem esculturas nos frisos. O intercolúnio dos templos etruscos é maior que o dos gregos (maior ênfase horizontal); o caimento dos telhados consideravelmente mais baixo e com beirais mais largos (ênfase horizontal). Paredes erguidas com adobe. Telhas e ornamentações em terracota mais durável. Pouca durabilidade.
Etruscos, junto com Sabinos e Latinos habitaram e drenaram os pântanos dos dois lados do rio Tibre, escavando o que viria a ser a Cloaca Máxima, maior esgoto da Roma Antiga.
Segundo a lenda, Roma foi fundada por Rômulo e Remo em 753 a.C. e governada pela monarquia Etrusca até sua deposição pelos Latinos em