arte romana
A arte romana, teve influência recebida de diversos povos - principalmente os gregos -, a mesma tratou de ser divulgada e implementada nos quatro cantos do planeta, pois o Império Romano significava a maior parte do mundo conhecido e civilizado nos séculos que antecederam e sucederam o nascimento de Cristo. 1. História da Arte Romana:
Os romanos inicialmente traziam as obras de arte encontradas na Grécia conquistada, assim como de outros povos, inundando o império com essa arte que não era sua, propriamente. Os navios chegavam carregados de trabalhos feitos pelos artistas gregos para enfeitar os edifícios públicos e sumptuosas residências dos patrícios. Os artistas romanos começaram simplesmente a copiar trabalhos gregos e depois homenagear personalidades locais realizando esculturas ao estilo grego. Mas os romanos, claro, como não poderia deixar de ser, foram também criativos e inovadores.
A principal característica de Roma foi a organização e a eficiência. Na arte, também primaram pela busca da utilidade e praticabilidade imediata - tanto que o principal destaque vai para a arquitetura, onde a grandeza ressaltava a ideia do poderio romano. A Roma atualmente tem a maior concentração de obras de arte urbanas que conseguimos imaginar. Passear por Roma é passear por um grande museu e pelos corredores da história do mundo ocidental.
Pintura: Restaram poucos quadros dessa época, mas, pela literatura antiga, sabe-se que os artistas romanos trabalharam uma grande variedade de temas, entre os quais se incluem acontecimentos históricos, mitos, cenas da vida cotidiana, retratos e natureza-morta.
A pintura mural está bem documentada, sobretudo em Pompéia e nas demais cidades soterradas no ano 79 d.C. pela lavas do vulcão Vesúvio.
Distinguem-se quatro etapas denominadas estilos pompeianos.
- O primeiro estilo (120 a 80 a.C.) baseia-se na decoração grega de interiores e às vezes é chamado de estilo de incrustação, pois suas pinturas sobre o