Trampo
Desemprego: Pessoas ativas que encontram sem emprego.
Inflação: A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.
Renda: É a remuneração dos fatores de produção, salários, juros, aluguéis e etc.
Consumo: Uso que se faz de bens e serviços produzidos, pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo.
Investimento: É a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, a longo prazo).
Poupança: É a parte da renda da população que não é gasta com consumo. Parte da renda que é guardada para utilização futura.
Taxa de Juros: É um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito.
Taxa de Câmbio: É o valor pelo qual é trocada uma moeda por outra.
Agregados Monetários: São ativos financeiros que se classificam de acordo com a sua liquidez, as medidas quantitativas da oferta de moeda. Cada país classifica seus agregados monetários, geralmente por ordem de liquidez.
Tributos: Obrigações financeiras do cidadão e que são exigidas pela administração pública a partir de uma lei específica, cujo valor é usado para quitar gastos públicos.
2 – Taxa de Juros, Taxa de Câmbio, Agregados Monetários e Tributos.
3 – Produto, Desemprego, Inflação, Renda, Consumo, Investimento e Poupança.
4 – De forma direta o governo pode decidir aumentar ou diminuir