Resumo Arcadismo - Literatura
O pensamento iluminista burguês se alastra na Europa, através da valorização da ciência e do espírito nacionalista. Há, ainda, a tendencia de libertar o universo cultural da influência da religião.
É a época da Enciclopédia, da Revolução Americana e da Revolução Industrial.
Na Itália, essa influencia assume a feição de Arcadismo, nome inspirado na região grega da Arcádia. Nesta região viviam pastores que tinham um estilo de vida simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
A academia literária do Arcadismo (1690) reunia escritores com finalidade de combater o barroco e difundir os ideais neoclássicos. Tinha como uma de suas características os Absenteísmo: postura de evasão dos problemas, uso de pseudonimos que muitas vezes homenageavam os gregos.
É diferente do barroco porque, enquanto este é exagerado, luxuoso, sofredor, o arcadismo é simples, valoriza a natureza, é bucólico. Isso pode ser expressado através dos seus principais lemas:
Fugere Urbem: fuja da cidade
Aurea Mediocritas: a média é dourada, o comum é riqueza
Inutilia Truncat: o que é inútil atrapalha (ideia de simplicidade, contra o execesso) Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do arcadismo. Mudava o mundo, modernizavam-se as cidades e, consequentemente, redobravam os problemas dos conglomerados urbanos. A natureza acenava com a ordem nos prados e nos campos, os indivíduos resgatavam sentimentos corroídos pelo progresso. Os árcades buscavam uma vida simples, bucólica, longe do burburinho citadino. Um exemplo de bucolismo no Romanceiro é que, em um determinado poema, bem no início do livro, quando as ideias de revolução estão surguindo e inspirando todo mundo, ela descreve a região com campos verdes, cavalos vivos, céu azul etc e quando todos são presos e