Desenvilvimento economico da china
A partir de 1976, a China iniciou um processo de abertura econômica, possibilitando empresas de capital não estatal estabelecerem-se no território chinês. A abertura econômica teve consequências como a industrialização e a urbanização do país. À luz da teoria de John Dunlop, a qual busca criar um processo lógico de organização das relações entre empregadores e trabalhadores, verificar-se que o processo de industrialização na China foi seguido pela necessidade de estruturação das relações de trabalho. Conclui-se que apesar da existência de regulamentação das relações de trabalho, sua criação não causou impactos econômicos relevantes na vida dos trabalhadores porque as condições de trabalho mínimas impostas pela lei ainda não são respeitadas pelas empresas.
Vantagens e desvantagens para abrir uma empresa na China:
Positivos: Economia pujante, (2ª maior do planeta) ,valores competitivos na maioria dos produtos, mão de obra e custo operacional baratos outorgam bom lucro ao investidor, grande abrangência de rotas marítimas para exportação/importação, benefícios fiscais por parte do governo.
Negativos: Sistema político controverso, legislação trabalhista em desacordo com a OMT, desrespeito à lei de proteção de direitos industriais, qualidade de produtos bastante duvidosa em alguns setores.
A China é um dos países que mais sofre por corrupção. Em setembro de 2013, Bo Xilai foi condenado por corrupção, desvio de fundos e abuso de poder, entre outros, no caso do assassinato do executivo britânico Neil Heywood, cometido por sua esposa, Gu Kailai, e que Bo teria tentado acobertar. O Tribunal decretou uma pena de prisão perpétua com privação permanente de direitos políticos. Durante o processo, foi acusado de ter embolsado mais de 2,6 milhões de euros (3,5 milhões de dólares) em subornos e desviado fundos públicos no valor de mais de 600.000 euros (811 milhões de dólares). Esse processo colocou fim à carreira da autoridade política