resumo apresenta o
Efeito dos teores de Mn e de Fe na evolução microestrutural de duas ligas do sistema Al-Fe-Mn-Si obtidas por fundição contínua de chapas (Twin Roll Caster)
Autores
Ricardo do Carmo Fernandes
Angelo Fernando Padilha
INTRODUÇÃO
Com o uso tecnologia Caster, para obter chapas de alumínios é converter o metal fundido diretamente em chapa bobinada, pronta para laminação a frio, eliminando, assim, as operações associadas ao tradicional método de vazamento de placas. O sistema de vazamento caster consiste na produção de chapas de alumínio a partir da passagem de metal líquido por dois cilindros refrigerados a água. Com grande utilização do processo caster houver a necessidade, de um melhor conhecimentos das características destas chapas.
Foram estudadas, nesse trabalho, duas ligas não tratáveis termicamente, 3003 (1,2%Mn; 0,6%Fe) e 8106 (0,4%Mn; 1,5%Fe)
As amostras foram retiradas de chapas com 7 mm de espessura a partir de bobinas brutas de fundição e após tratamento térmico de homogeneização de 500°C por 12 horas.
As técnicas utilizadas para a caracterização foram: microscopia óptica com auxílio de luz polarizada, ensaio de microdureza brinell, ensaios de condutividade elétrica
Metodologia
As amostras foram retiradas de bobinas vazadas no equipamento caster, foram vazadas com 7 mm de espessura, 1360 mm de largura e 2000 mm de diâmetro externo.
Após vazamento, foram resfriadas ao ar (não forçado) e umas delas foi homogeneizada a 500°C por 12 horas em um forno industrial.
Para a análise metalográfica, Foi utilizado microscopia óptica com auxílio de luz polarizada.
A condutividade elétrica foi medida: com auxílio de um condutivímetro de contato. ensaio de microdureza: teste de Dureza Brinell
ALUNO
Resultados e discussão
As análises de composição química foram realizadas em três posições diferentes ao longo da espessura da amostra (superfície, a ¼ da espessura e no centro). A relação Mn/Fe, conforme a Tabela 1,é de 1,94 para a liga 3003 e de 0,26 para a