Resumo Apostila Expressão Corporal
Objetivos de ordem interior: Sensibilização e conscientização de si próprio em relação à sua postura, atitudes, gestos e ações cotidianas.
Objetivos de ordem exterior: Correspondendo às necessidades humanas de se exprimir, comunicar, criar e compartilhar.
Pesquisar – para conhecer e transformar.
Expressar – A capacidade de exteriorizar sensações, emoções ou pensamentos do corpo.
Criar – Realizar um aprendizado quanto à novas possibilidades de utilização do corpo.
Comunicar – A utilização do corpo como meio de se expressar. O corpo é um instrumento de comunicação e deve ser sentido e analisado como tal.
COMUNICAÇÃO: Em nosso cotidiano estamos permanentemente nos comunicando com os outros através de palavras, formas, sinais gráficos, desenhos, gestos, movimentos.
O PODER QUE NÃO UTILIZAMOS: A consciência do poder da comunicação faz com que procuremos uma ampliação das habilidades que temos para a transmissão de idéias. Um maior conhecimento das linguagens – verbalizadas ou não – de que somos capazes de executar, permite a formulação de pensamentos mais claros e variados e uma eficácia muito maior na transmissão de idéias.
O CORPO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO: No processo de comunicação que estabelecemos com os outros, com os objetos e com a sociedade em geral o CORPO é importante ferramenta. O CORPO – nosso corpo – fala por si. Quando andamos, corremos, sentamos, subimos uma escada, estamos permanentemente emitindo sinais às outras pessoas sobre nós mesmo: sobre nosso humor, nosso estado de ânimo, nossa energia.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO: FONTE – Emissor das ideias, informações, quem comunica.
MENSAGEM – São as ideias ou informações que a fonte deseja transmitir. CÓDIGO – É o conjunto sistematizado de