OBSERVAÇÃO DE GRÃOS DE AMIDO NA BATATA E NA BANANA
Na prática a seguir, serão observadas células da batata e da banana, com a finalidade de identificar grãos de amido em ambas e compará-los, além de observar estruturas como parede celular e vacúolos.
Após observar as células no microscópio, será possível identificar pequenos corpos ovoides (na batata) e elípticos (na banana). Tais corpos são os amiloplastos, responsáveis pelo armazenamento de energia reserva da célula, o amido.
Objetivos
• Observar e comparar alguns tipos de grãos de amido em células vegetais;
• Identificar parede celular e vacúolos.
Material Utilizado
- Microscópio
- Lâmina de barbear
- Água destilada
- Vegetais: Batata e banana
- Pincel Fino
- Lâmina
- Papel de filtro
- Conta gotas
- Solução de Lugol
- Lamínula
- Pinça
- Faca
Procedimento
Com o auxílio da lâmina de barbear, retirou-se uma fina camada da batata. Então, montou-se uma lâmina com água destilada, que foi levada ao microscópio para ser observada e os resultados foram anotados e desenhados.
Após o processo, foi montada uma outra lâmina, apenas com as gotículas que exsudam da batata, com e sem lugol. Observou-se.
Em seguida, amassou-se um pequeno pedaço de banana prata e misturou-se com água. Então, foi montada uma lâmina com duas gotas da mistura obtida e desenharam-se os resultados obtidos.
Comparou-se os grãos de amido de ambas as amostras.
Ao final, lavou-se bem as lâminas e lamínulas, guardando-as em seguida.
Resultados obtidos
Ao observarmos as células da batata, foi possível identificar a parede celular e os amiloplastos agrupados, em formas ovoides semelhantes a pequeninas batatas. Em ambas objetivas de 10X e 40X.
O material do líquido da batata apresentou diferenças com e sem lugol. Quando adicionado do corante lugol, os amidos são evidenciados e ficam com uma coloração mais escura, ficando mais visíveis.
A lâmina quando preparada com o tecido da batata apresenta as células delimitadas pela parede