Resumo antigo egito
• Alimentação: a alimentação dos mais pobres (camponeses e escravos) se dava praticamente por pão, água e peixe, em raras ocasiões, os mesmos comiam carne e frutas. Já a classe mais alta consumia basicamente de tudo que estava disponível e bebiam principalmente vinho e um tipo de cerveja.
• Habitação: composta de barro e pedra, a moradia das famílias de baixa renda tinha apenas um cômodo com poucos móveis e dormiam em esteiras de palha. As maiores casas, compostas por vários cômodos, pertenciam aos ricos, as quais eram feitas de tijolo de barro e recebiam pintura externa e interna. A realeza habitava os palácios onde luxo e conforto era o principal. Somente os templos, túmulos e palácios eram feitos de pedras.
• Educação: as “Casas de Vida” eram espécies de escola onde havia biblioteca, oficina, arquivo e local para cópia de manuscritos, porém somente os sacerdotes e os escribas tinham acesso a essas instituições. Os meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de calcário para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.
• Agricultura: constituída por trigo, cevada, algodão, uvas, papiro e etc.. Foram os egípcios que criaram o sistema de irrigação.
• Artesanato, extração mineral, pecuária, pesca e comércio interno e externo eram as maiores atividades econômicas da sociedade.
• Escrita: havia duas, a hieroglífica e a demótica. A primeira se baseava em desenhos e símbolos que representavam idéias, conceitos e objetos principalmente para assuntos religiosos e oficiais, eram escritos em papiros, mas principalmente em templos, palácios e pirâmides, esta escrita era dominada