RESUMO ANATOMIA
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo. Alem de Regular o pH dos líquidos corporais, eliminar água e calor e produzir sons e linguagem.Divide-se em trato respiratório superior, e trato respiratório inferior.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. Suas principais funções são: Conduz ar para dentro e para fora dos pulmões, filtra, umidifica e aquece (defesa), fonação e abertura e fechamento de VA e digestivas.
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Sua função é conduzir o ar até alvéolos para que ocorram trocas.
O sistema respiratório é constituído por: tórax, vias aéreas condutoras, vias aéreas respiratórias e circulação sanguínea e linfática.
O conjunto de vias aéreas condutoras comunicam o sistema à atmosfera, até atingir as unidades alveolares de trocas gasosas, onde estabelece uma superfície de contato entre o ar e o sistema circulatório.
O sistema respiratório possui, então, uma parte condutora, uma parte respiratória e um mecanismo de bombeamento pelo qual o ar alternativamente é puxado para dentro (inspiração) e expelido (expiração) para fora do sistema.
A parte condutora é a parte através da qual o ar passa para atingir a parte respiratória, onde ocorre a efetiva troca gasosa. Ela compreende o nariz, a cavidade nasal, parte da faringe (especificamente, a nasofaringe), a laringe, a traquéia e, já dentro dos pulmões, os brônquios e bronquíolos, até chegar aos bronquíolos respiratórios. Ocasionalmente, a cavidade oral serve como um trajeto para o ar que passa através da faringe, e desta para os pulmões.
A parte respiratória compreende os bronquíolos respiratórios, os ductos alveolares, os sacos alveolares e os