RESUMO AGENDA21
Agenda 21, apresenta desafios emergenciais a serem enfrentados pela sociedade brasileira, são os valores e princípios do desenvolvimento sustentável. A responsabilidade reside em corresponsabilidade, solidariedade integração desenvolvidas por toda sociedade ao longo de sua construção. É importante lembrar que a agenda 21 busca equilíbrio entre crescimento econômico, equidade social e preservação ambiental.
A conscientização individual da responsabilidade da criação do desenvolvimento sustentável é imprescindível para cada ser humano. Com uma população satisfeita e desfrutando da igualdade social nos âmbitos de saúde, moradia, educação, estarão aptas para acrescentar nesta unidade do desafio: divulgação e orientação em massa e em todos os veículos de comunicação, distribuição de tarefas solidárias e individuais, aprimoramento de tecnologias, planejamento dos governos com uso de força- tarefa e recursos financeiros para reposição de recursos naturais, fiscalizações a desmatamentos desordenados, construções e pavimentos ecológica corretos, controle de gases poluentes na atmosfera, a informação para conscientização deve ser desde a iniciação escolar até sua formação acadêmica.
Com todo este movimento segue a procura por uma nova racionalidade que garanta a solidariedade e a cooperação tanto quanto a continuidade do desenvolvimento da própria vida para gerações futuras ameaçadas pelo consumismo perdulário e pela exploração predatória dos recursos naturais. A dimensão deve ser quantitativa e qualitativa, aliada a preservação natural cujas perdas devem ser consideradas a contribuição negativa do PIB.
O poder da transformação está nas mãos dos seres humanos, assim como toda a construção e perpetuação das espécies e modo de vivencia em geral. O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometera capacidade das gerações