Gestão Ambiental
Textos : A carta da Terra / Resumo do Documento Agenda 21 / Responsabilidade Socioambiental das Organizações
Os textos em questão são artigos científicos com objetivo de refletir e questionar a urgência das questões socioambientais nas organizacionais privadas e publica como também na sociedade nos últimos 20 anos, em especial, a iniciar pioneiramente frente ao movimento de empresários norte americanos e a posteriormente, seguidos por ações de empresários de todo mundo, inclusive do Brasil. Os autores propõe que tal ação comece com o início do processo, todo processo novo necessita de uma fase de ajuste, que representa o tempo necessário para se adaptar às novas condições, por isso o primeiro passo das empresas costuma ser a redução de resíduos através da implantação de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental, partindo para os demais estágios do processo. Pergunta-se, qual a situação global? Quais os desafios futuros? Quais os princípios a se respeitar? Como está a responsabilidade universal? Estamos cooperando com a Agenda 21?
Para responder esta e outras questões, abordagens de responsabilidade social empresarial, administração de empresas, ciências políticas e outras ciências como as escolas e dos pensamentos de mestres como a professora Maria Cristina Pegorin, marcados por trabalhos apresentados em congressos que sustentam e defendem o movimento de responsabilidade socioambiental nas organizações privadas e públicas e em toda a sociedade em um diálogo interessante sobre as leis, resoluções, certificações.
Pela análise histórica de A Carta da Terra Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família