Resumo : admiravel mundo novo
O escritor Aldous Huxley, nos mostra um mundo de pós-guerra em que as pessoas tomam decisão de viver com qualidade de vida, sem sofrimentos, sem culpa, sem remorsos e exclui definitivamente o passado de suas vidas.
É uma sociedade que se aproxima do ideal, é valorizado as pessoas que tem inteligência, o desenvolvimento da ciência tem aplicabilidade nas vidas das pessoas como por exemplo o morrer com longa vida, porém sem as marcas do tempo em seus rostos, sem as doenças que nos apavoram, estas, no Admirável Mundo Novo, são eliminadas na decantação, na formação do pequeno ser em laboratório.
Neste mundo, não se tem o problema de aumento populacional desordenado, porque as pessoas são programadas para existirem de acordo com a necessidade da sociedade da época. A religião é substituida por um ritual de integração e solidariedade. A política porca, suja, depravada, predadora e excludente é eliminada de vez. Claro que é uma forma de ditadura, mas que funciona e todos estão satisfeitos de pertencerem a uma nova ordem mundial em que tudo se faz para o bem de todos.
Você dirá: mas os seres humanos são condicionados a agirem assim, no Admirável Mundo Novo, está certo, infelizmente a história está aí para provar que não sabemos o que fazer com a liberdade absoluta.
Temos no mundo de hoje liberdade para trabalhar, rir, brincar, adoecer, morrer, sofrer e ouvir nossos estômagos roncando, a miséria rondando nossas cidades, a violência nos encarcerando dentro de nossos próprios lares, a degradação do ser humano que trilha para o mundo do crime, prostituição e drogas, a destruição ambiental permanente que faz com que a mãe natureza nos dê respostas, de que irá sem sombra de dúvida nos destruir algum dia
.
Creio que algum dia o homem despertará para este Admirável Mundo Novo, que virá; não porque queremos, será sim, consequência dos nossos tresloucados modos de