Resumo: administração básica
Elementos do processo de organização:
Especialização do Trabalho: é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas por um único indivíduo em dada organização.
Cadeia de Comando: especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.
Amplitude de Controle: o conceito de amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.
A amplitude de controle ideal depende de alguns fatores como: complexidade do trabalho, competência, experiência e motivação dos gestores e dos subordinados, sofisticação dos sistemas de informação e comunicação.
Estrutura Vertical ou Aguda: pequeno número de subordinados por gestor e elevado número de administradores. Apresenta pequena amplitude de controle
Estrutura Horizontal ou Achatada: elevado número de subordinados por gestor e reduzido número de administradores. Apresenta grande amplitude de controle.
Departamentalização: agrupa e integra tarefas, atividades e funcionários em departamentos.
Departamentalização Funcional: agrupa pessoas, recursos e tarefas de acordo com as funções organizacionais( marketing, RH, finanças contabilidade, entre outros).
Departamentalização por Produto: cada linha de produto ou serviço é colocada sob a direção de um administrador que é especialista nesse produto ou serviço e responsável por tudo o que houver a ver com ele.
Departamentalização por Cliente: agrupa tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente que a organização busca servir.