resumo administracao em publicidade
Esse é o principal plano desenvolvido pela empresa, pois é formado pela junção de outros planos, como, por exemplo, os de: marketing, finanças, operações, contabilidade etc.
Ou seja, ele é a junção dos planos de todas as áreas da empresa. Por isso o nome plano / planejamento estratégico.
Neste planejamento são determinados os objetivos que a empresa deve alcançar, e a partir desses objetivos que os responsáveis por cada área (marketing, finanças, operações etc...) cria um plano específico, este de menor proporção e focado nas suas áreas, para que possa ajudar a atingir os objetivos da empresa.
Alguns exemplos de Objetivos Estratégicos são:
Aumentar os lucros
Reduzir os custos operacionais
Aumentar a fidelização de clientes
Seguindo essa linha de raciocínio, o planejamento de marketing é derivado das definições do planejamento estratégico.
Pois, como foi citado anteriormente, a empresa define os seus objetivos para que o responsável pela área de marketing crie objetivos menores que, quando atingidos, irão completar os objetivos maiores.
Seguindo o exemplo do objetivo “Aumentar a fidelização de clientes”, poderíamos estabelecer como objetivos de marketing:
Melhoria no serviço de pós-venda
Criação de ações de marketing de relacionamento
Ou seja, sob o ponto de vista do responsável pelo marketing, caso ele atinja os 2 objetivos acima, ele conseguirá atingir o objetivo estratégico de “Aumentar a Fidelização de Clientes”.
As principais diferenças destes planos nos conseguimos ver é que o plano da empresa é estratégico, pois utiliza todas as suas áreas para atingir os objetivos de mercado definidos. Portanto, as equipes de operações, marketing, finanças e contabilidade, por exemplo, estão comprometidas para atingir os objetivos determinados pela empresa.
Logo, o Plano de Marketing é um plano tático, pois cuida apenas das variáveis e objetivos de marketing propostos pelo