Resumo Adm Rec Humanos
Tese de Reciprocidade
Há um velho ditado que diz que é dando que se recebe. Muitos chamam isso de reciprocidade. Existe uma forte interação psicológica entre cada pessoa e a organização na qual participa e trabalha, dessa interação decorre um processo de reciprocidade.
Organizações oferecem incentivos ou alicientes, são pagamentos, salários, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento e promoção, reconhecimento, etc.
Pessoas oferecem contribuições, são esforços, assiduidade, dedicação, habilidades, cooperação, compromisso, lealdade, criatividade, etc.
Equilíbrio Organizacional (Norma da reciprocidade ou Contrato psicológico) é o êxito da organização em remunerar seus participantes com quantias adequadas de incentivos e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, fazendo contribuições e com isso, garantindo a sua sobrevivência e crescimento.
Processo de reciprocidade é a expectativa mútua entre pessoas e organizações. página 35 e 36 do livro
Parceiros Empregados: pessoas que contribuem com o seu tempo e esforço para a organização, fornecendo habilidades e conhecimentos em troca de salários e de outros incentivos e alicientes que a organização proporciona. Investidores: pessoas ou instituições que contribuem com os investimentos financeiros que proporcionam a estrutura de capital e os meios para o financiamento das operações da empresa e esperam um retorno para o seu investimento. Fornecedores: pessoas ou instituições que contribuem com recursos para produção, sejam materiais, matérias-primas, tecnologia, serviços, energia elétrica, componentes, etc. em troca de alicientes como remuneração de seus produtos/serviços e condições de continuidade de suas operações. Distribuidores: pessoas ou instituições que adquirem os produtos ou serviços produzidos pela organização e os distribuem para o mercado de clientes ou consumidores em troca de