asdasdas
Tema escolhido: Proteção Jurídica as Relações Virtuais do Século
XXI.
Apresentação do trabalho como requisito parcial à composição da nota de Antropologia.
2
1. INTRODUÇÃO
As relações sociais estão cada vez mais expostas ao meio virtual como foi observado, de modo que, como exemplo, os direitos comercial e civil ganharam um novo espaço de fatos jurídicos, chamado por alguns autores de
Direito Eletrônico.
Continuando o objetivo dessa etnografia, de verificar a necessidade de uma legislação própria da internet, pretendo agora investigar como são as consequências dessas interações sociais e o que elas acarretam.
Escolhi trabalhar essa investigação no âmbito do comércio eletrônico e
Criminal (delitos puros e impuros da internet). Quanto ao comércio eletrônico, apliquei um “Survey” (questionário virtual), na página do “Facebook”, com perguntas objetivas. Dessa forma pude observar quantos indivíduos declararam ter efetuado bons ou maus negócios virtuais. Realizei, também, uma entrevista com algumas pessoas que tiveram algum tipo de transtorno pela transação comercial eletrônica. E por fim, o site “Reclame Aqui”
(www.reclameaqui.com.br) foi observado pelo método “Fly on the wall”.
No quesito criminal, investiguei os delitos puros, aqueles que o objeto tutelado é a informática (equivale à segurança de senhas, titularidade das informações, etc.) e os delitos impuros, onde o agente se vale do computador para produzir resultado ofensivo ao mundo real. Realizei entrevista com alguns adolescentes, usuários de rede sociais.
2. PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS PELA INVESTIGAÇÃO
Nesse segundo momento procurei responder a tais questões:
a) As pessoas estão satisfeitas com o comércio eletrônico? ;
b) Quais são (se existentes) as reclamações? ;
c) Já sofreram algum transtorno social por causa da má-fé de algum usuário? .
3. COMÉRCIO ELETRÔNICO.
No questionário virtual que eu criei, 59,09% das pessoas