Resumo 7 Habitos das Pessoas Altamente Eficazes
Stephen R. Covey
Em uma visão geral dos 7 hábitos, um hábito é definido como a intersecção entre o que fazer e o porquê, o como fazer e o querer fazer.
VITÓRIA PARTICULAR
HÁBITO 1- SEJA PROATIVO.
A palavra proativo significa muito mais do que simplesmente tomar uma iniciativa. Mostra que somos responsáveis por nossas próprias vidas. As decisões tomadas definem o nosso comportamento, e não a influencia externa.
As pessoas reativas deixa a sua vida ser controlada pelo comportamento dos outros. Uma pessoa proativa diferencia e quantifica um valor a um impulso. Os reativos são guiados pelos sentimentos, circunstâncias, atitudes e ambientes. Os proativos são guiados por seus valores, onde os mesmo são selecionados e priorizados. A responsabilidade de fazer as coisas acontecerem parte de tomar a iniciativa, onde muitas vezes estas iniciativas são vista por pessoas reativas, como atitudes agressivas, chatas.
Exemplos de linguagem.
Proativo:
- Vamos procurar soluções;
- Posso controlar minha emoção;
- Eu vou fazer;
Reativo:
- Não há nada que eu possa fazer;
- Ele me deixa louco;
- Eu não consigo fazer.
As pessoas proativas concentram seus esforços no círculo de influência. Elas modificam as coisas e influenciam pessoas, possuem uma energia positiva.
Os reativos canalizam seus esforços no círculo de preocupação. Perdem suas ações na fraqueza dos outros, nas circunstâncias que fogem do seu domínio.
Para definirmos em qual circulo estamos, temos que distinguir entre o ser e o ter. O círculo de preocupação está cheio de ter. O círculo de Influência está cheio de ser.
HÁBITO 2- COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE.
Começar com um objetivo em mente significa começarmos com um destino certo. É planejar antes de agir. Demonstra a liderança pessoal. Todas as coisas são criadas duas vezes. Primeiro uma criação mental ou inicial, e depois a criação física. Podemos tomar como