Resumo Introdução do livro 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes
“Vencer é um hábito. Assim como fracassar.”
Stephen R. Covey
Stephen R. Covey, consultor empresarial e escritor, escreveu o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, que são: Ser Proativo, Liderança Pessoal, Administração Pessoal, Liderança Interpessoal, Comunicação Empática, Corporação Criativa, Auto-renovação Equilibrada. Estes são os hábitos que distingues as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das demais que sacrificam algo para ter êxito.
A ÉTICA DO CARATER:
Em um contraste marcante com a motivação de sucesso dos dias atuais, nos primeiros 150 anos, considerava a base do sucesso – coisas como a integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, diligência, modéstia e a regra do ouro - fazer aos outros o que desejamos que nos façam. Ela ensina que existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que o sucesso e a felicidade duradoura só vêm quando as pessoas aprendem a integrar estes princípios do seu caráter básico.
ÉTICA DA PERSONALIDADE:
Com o tempo, a visão básica de sucesso deslocou-se da Ética do caráter, passou a ser o que se poderia chamar de ética da Personalidade, que basicamente divide-se em técnicas nas relações publicas e humanas, e a outra na atitude mental positiva. Encorajava as pessoas a influenciar os outros a gostar delas, fingindo interesse pelas coisas importantes para a mesma, e a usar da intimidação para abrir caminho.
“Sua atitude determina sua altitude”
De nada adiantara incentivar as pessoas a fazer o que você quer, a trabalhar melhor ou a ter mais motivação, se você mesmo estiver apresentando atitudes contrários ao que exige. Por mais que aja uma boa intenção, se não houver confiança, se tornará impossível ter um sucesso duradouro. O esforço precisa ser feito diariamente, com respeito ao processo produtivo.
“As pessoas sempre acabam colhendo o que semearam. Não existe nenhum atalho. ’’
Segundo as palavras de