Resumo 4º semestre de pedagogia unopar
Precisamos, entretanto, primeiramente diferenciar rotina de planejamento
Rotina: Atividades relacionadas ao cuidado, socialização e educação (BARBOSA, 2006), que se repetem todos os dias em horários definidos, dentro de uma flexibilidade quando necessário.
Faz parte da rotina ser criativo e trazer personagens diferentes, como fantoches, para anunciar os momentos seguintes. Este procedimento motiva a criança ajudando-a a compreender e organizar-se em relação ao tempo cronológico.
Planejamento: é a prática de pensar e registrar com antecedência cada aspecto que envolve as atividades que serão realizadas dentro da proposta pedagógica da instituição Assunto: todas as atividades do dia devem estar relacionadas ao tema. Este deve ser pré-definido no planejamento anual Motivação: a roda da conversa, atividade que deve estar relacionada na rotina, é uma excelente oportunidade para o educador introduzir o assunto do dia. Trazer um objeto diferente ou uma curiosidade, de preferência concreta, faz com que as crianças se interessem pelo assunto. Quando a turma está motivada a aprendizagem torna-se mais significativa. Objetivos: a partir da necessidade de desenvolver na criança as habilidades cognitivas, motoras, linguísticas e sócioafetivas, o educador deverá traçar os objetivos que deseja alcançar no dia.
Metodologia: registrar, detalhadamente, a maneira como se desenvolverá cada atividade do dia, permite ao educador imaginá-las acontecendo.
Avaliação: a avaliação é contínua. Avaliar e registrar cada descoberta das crianças proporciona uma ação educativa completa. Recursos: listar os recursos necessários
Relatório: ao término da aula o educador precisa fazer uma auto-avaliação de seu trabalho pedagógico e atuação profissional.
Ludicidade e Educação
brincar é anterior a jogar, conduta social que supõe regras. Brincar é forma mais livre e individual, que designa as formas mais primitivas de exercício funcional
Brincar e