Resumo 114
Aline Menon 1
Sandra Apª Polon 2
RESUMO: Este artigo é parte integrante da pesquisa monográfica Filosofia nas Séries
Iniciais: Uma prática possível? Desenvolvida no curso de Pedagogia, à qual tem por finalidade investigar o ensino de filosofia nas séries iniciais. É um estudo qualitativo, os dados foram obtidos através da pesquisa bibliográfica, e de entrevista com professoras, realizada no primeiro semestre de 2010. Priorizamos neste trabalho em um primeiro momento os conceitos de filosofia. No segundo momento são apresentadas discussões sobre a filosofia para crianças, enfocando o surgimento deste ensino nos Estados Unidos com Matthew Lipman e posteriormente o seu desenvolvimento no Brasil com Catherine
Young Silva, que enfatiza os métodos e objetivos de uma filosofia para o pensar. Na sequência são apresentados os dados das entrevistas realizadas em duas escolas do município de Rebouças, sendo uma pública e outra particular.
Palavras – Chave: Ensino, Séries Iniciais, Filosofia.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como temática central a Filosofia nas Séries Iniciais: Uma prática possível?, O objetivo do estudo foi compreender o ensino de filosofia nas séries iniciais, verificando as suas possibilidades de efetivação no contexto escolar.
Este estudo esta dividido em duas partes sendo a primeira “conceitos de filosofia” com algumas idéias de Nunes (1992), Chauí (2005), Saviani (1993) sobre o que é a filosofia. Na segunda parte são apresentadas discussões sobre a filosofia para crianças, englobando o seu surgimento e desenvolvimento no Brasil com as principais idéias e objetivos do programa de Mathew Lipman, que enfoca o estudo da filosofia para o pensar bem como, recomenda orientações que possibilitam práticas reflexivas com crianças.
1
Acadêmica do curso de pedagogia da UNICENTRO – Irati, aline_menon@hotmail.com.
2
Professora do DEPED/I UNICENTRO
O programa de filosofia para crianças surgiu nos Estados Unidos com