Resum o Industria Cultural
- Com o início da Revolução Industrial (séc XVIII), a existência de uma economia de mercado e mais tarde a ocorrência de uma sociedade de consumo, surge o conceito Industria Cultural.
- Indústria cultural, foi termo concebido pelos teóricos da escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer
- A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, consiste em “moldar” toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas.
- A Industria Cultural impõe padrões estéticos com o objetivo de criar um público para consumir produtos.
- Não é feita por quem a consome.
- Surge com a Revolução Industrial (séc XVIII) e os jornais.
-A Indústria Cultural funciona como as grandes indústrias de uma sociedade capitalista, onde um de seus produtos é a Cultura de Massa .
- A cultura de Massa é uma cultura feita em série, industrialmente, para o grande número. Passa a ser vista não como instrumento de livre expressão, crítica e conhecimento como as outras culturas, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa.
- É um produto feito de acordo com as normas gerais, padronizado, feito para atender as necessidades e gostos médios de um público que não tem tempo de questionar o que consome.
Tipos de cultura
Cultura Superior (Erudita) – Signos mais sofisticados. Ex: pinturas do Renascimento, composições de Bethoveen. O erudito é tudo aquilo que demanda muito estudo.
Normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui o necessário para usufruir dela.
Como o acesso a esse tipo de cultura fica restrito a um grupo pequeno, ela fica ligada ao poder econômico e é considerada superior. Essa consideração pode acabar tornando-se preconceituosa e desmerecendo as outras formas de cultura.
Cultura popular (Média) – Signos menos sofisticados. Valores pequeno-burgueses. Ex: A música sertaneja, a