Restrições impostas pela cultura Brasileira
ANTROPOLOGIA JURÍDICA.
PROFESSORA: ELIZANDRA IOP.
RESTRIÇÕS IMPOSTAS PELA CULTURA BRASILEIRA.
Amanda Francine Gazola da Silva.
REFERÊNCIA:
KIM, Han Na. Restrições impostas pela cultura Brasileira: as dificuldades enfrentadas pelas empresas estrangeiras no processo de entrada no mercado brasileiro. 2003. 149 f. Dissertação (Mestrado do curso de pós-graduação em administração)-Fundação Getúlio Vargas: Escola de administração de empresas de São Paulo, São Paulo, 2003.
A seguir será explanado os capítulos que abordam o sentido da colonização brasileira e sua influência nas organizações comerciais/empresariais, de forma resumida, mostrando as influências históricas no comportamento brasileiro.
De acordo com o autor Han Na Kim, o caráter para se utilizar a colônia brasileira foi de exploração dos recursos naturais para proveito do comércio europeu era uma empresa comercial da Europa. O objetivo era o comércio e lucro, e não o povoamento. No primeiro momento quando se descobriu o Brasil não houve interesse em utiliza-lo, pois o comércio com a rota para o oriente era mais lucrativa. Só começaram a perceber os trópicos quando dispunham de gente para ficar e trabalhar aqui. Foi organizado de maneira em que se puramente explorasse a produção e exploração de recursos naturais, usando a mão de obra indígena e negra.
As raízes étnicas do Brasil são constituídas de uma tríplice étnica principal, índios, portugueses e negros. Caracterizado com a mistura desses três povos principais. Por causa dos portugueses, que tínhamos o trabalho braçal como forma de castigo, o português via o trabalho como um objeto de a palavra deriva do latim, tripaliare, que significa castigar com o tripaliu, um objeto de tortura, se justifica a baixa escolarização também, pois até a nossa independência não havia universidade aqui, o comércio de livros era proibido por Portugal, e até mesmo membros da elite eram analfabetos.
O índio em suas