Estado novo
A) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdioàs idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
B) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
C) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.
D) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
E) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor,buscando solucionar o problema das exportações nacionais.
2- Ao mencionar questões sobre política trabalhista invariavelmente realizamos uma conexão com o governo Vargas. (Mackenzie-SP/2000) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que:
A) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista.
B) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do