Restaurantes - Estudos de Casos
Originou-se na França no séc. XVIII, após a Revolução
Francesa.
Com o abalo na sociedade, os cozinheiros, desempregados e sem cartas de referência, resolveram tomar atitude.
Formaram o "Restaurant" (comida restauradora) que era uma sopa fortificante para doentes. Nessas novas casas especializadas em servir o consomé, as pessoas que sentiam fraqueza poderiam comer tranqüilamente.
Na época um serviço ilegal.
Com o passar dos tempos, houve as especializações, as oportunidades cresceram, os cardápios aumentaram e as sopas, tornaram-se apenas um detalhe. No Brasil por volta de
1900, começam a aparecer os primeiros restaurantes. Junto a urbanização, e a necessidade de alimentar-se durante o dia inteiro aos que ficavam longe de suas casas. O Vale do Itajaí, já com uma cultura um pouco diversificada, vê nos restaurantes com pratos típicos uma forma de divulgar a cultura e a região e atender as necessidades da população. Tipologia de restaurantes
Para atender as necessidades dos vários tipos de clientes, existem várias opções de atendimento, tanto ao tipo de alimento servido, ao preço do produto e qualidade da instalação.
Existem basicamente três tipos de serviço, que diferencia o atendimento do restaurante: A LA
CARTE, AUTO- SERVIÇO E DIRETO OU
REPETITIVO.
A LA CARTE
A característica marcante deste grupo é pelo cardápio sempre igual, pré- definido e oferecido diariamente.
Este tipo de restaurante trabalha com garçons ou atendentes de balcão, que anotam o pedido do cliente, levam o pedido para a preparação e o atende até o fechamento da conta.
Vários estabelecimentos adotam este tipo de atendimento. Podendo subdividir-se em outros grupos que se diferenciam pelo tipo do cardápio, horário e estilos de atendimento.
ALGUNS EXEMPLOS:
• Restaurantes de especialidades: Servem comida típica ou serviços específicos.
Podem ser: restaurante internacional, gastronômico, fusion food, típicos, cantina italiana, etc.
• Estabelecimentos noturnos: