ressonância
DE DISCO.
Thiago Pereira da Silva 1; Andre Felipe de Castro Fernandes 2; André Zago 3 .
RESUMO
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a eficácia da Ressonância Magnética no Diagnóstico diferencial da hérnia de disco. As doenças da coluna estão entre as que mais incapacitam a população economicamente ativa.
Aqui é abordada também a patologia, fisiopatologia, sintomatologia, e tipos de tratamento da Hérnia de Disco.
Aspectos anatômicos da coluna vertebral, também são comentados para melhor entendimento do processo. Foi exposta a opinião de diversos autores sobre o tema evidenciando os efeitos o diferencial do exame de
Ressonância Magnética na Hérnia de Disco. No período de Agosto a Setembro de 2011 foi realizado um levantamento bibliográfica sobre o tema Ressonância Magnética no Diagnóstico diferencial da hérnia de disco.
Utilizou-se para está pesquisa as bases de dados medline, lilacs, Scielo, bdenf, RSNA, BVS enfermagem,utilizando as palavras chave: Ressonância Magnética; Hérnia de Disco; Tratamento;. Dos (34) artigos levantados foram selecionados (24) por tratarem diretamente do tema proposto ou estarem a ele associados. Finalizando o levantamento foram consultadas também literaturas, onde foram encontrados os conceitos clássicos de anatomia e patologia da Hérnia de disco na Ressonância Magnética. O diagnóstico de imagem da Ressonância Magnética para a hérnia de disco, baseado nos autores citados proporciona melhor visualização de estruturas internas do corpo humano, resultando em um diagnóstico rico em detalhes, dando tempo adicional ao médico para indicar um tratamento adequado de acordo com a patologia detectada.
Palavras Chaves: Ressonância Magnética; Hérnia de Disco; Tratamento.
ABSTRACT
We performed a literature review on the effectiveness of MRI in the differential diagnosis of a herniated disk.
The spine disorders are among the most disabling the economically active