Prefixos e Sufixos
1. Laparotomia: é uma manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder á cavidade abdominal. É também conhecida como celiotomia. Em uma laparotomia diagnóstica, a natureza da doença é desconhecida, e a laparotomia é necessária para identificar a causa. Na laparotomia terapêutica, uma causa foi identificada (por exemplo: úlcera péptica, câncer de cólon) e o procedimento é requerido para a sua terapia. Geralmente, somente a laparotomia diagnóstica consta como uma operação cirúrgica por si; quando uma operação específica é planeada, a laparotomia é considerada meramente a primeira etapa do procedimento.
Sufixo – láparo = parede abdominal
Prefixo – tomia = corte
2. Glicosúria: no contexto da medicina, é a presença do excesso de glicose na urina. É uma condição comum aos pacientes que apresentam diabetes (não controlada). Igualmente comum em grávidas, pela diminuição do limiar de excreção. Sendo considerado um processo fisiológico. A glicosúria renal é devida a uma incapacidade hereditária dos túbulos renais de reabsorverem completamente a glicose. É muito importante ao diabético monitorar seus níveis de glicose no sangue, e o exame de glicosúria é uma das práticas mais adotadas por causa de seu baixo custo, por ser menos invasivo e doloroso que agulhas e muitas clínicas pequenas ainda não tem acesso ás formas mais rápidas e eficazes. Fazer o automonitoramento reduz entre 25 e 40% o número de internações por complicações por diabetes.
Sufixo – glico = glicose; açúcar
Prefixo – uria = urina
3. Hematúria: é a presença de snague na urina. Tem como definição mais exata a presença d cinco ou mais eritrócitos (hemácias) por campo na análise microscópica do sedimento urinário, e deve ser confirmada em pelo menos duas amostra de urina. É um sinal de várias doenças dos rins e do trato urinário, podendo ser benigna a letal. É um dos achados mais freqüentes em análise urinária de crianças. Ocasionalmente