Ressonancia
Capítulo III O Retorno de Jedi
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR
Prof. Dr. Roberto Berlinck
Acoplamento Spin-Spin
Espectro do etanol em baixa resolução
2 H 1 H3 C C H 3 OH
1 2 3
Observa-se apenas linhas alargadas para o sinal de cada um dos três tipos de hidrogênios diferentes presentes na molécula.
1
Acoplamento Spin-Spin
Espectro do etanol em resolução “normal”
2 H 1 H3 C C H 3 OH
3 1 2
Observa-se que os sinais dos hidrogênios 2 e 3 apresentam-se como “linhas múltiplas”. O que dá origem à este “fenômeno”?
Acoplamento Spin-Spin
Pelo fato dos núcleos dos átomos com I?0 terem momento magnético, comportam-se como “ímãs. Por se comportarem como ímãs, os núcleos “sentirão” uns aos outros através das ligações químicas. Isso por que os elétrons que constituem as ligações químicas também apresentam I?0, e “sentirão” o momento magnético dos núcleos, “transmitindo esta informação” entre os núcleos acoplamento spin-spin. transmissão da informação
H
C
C
H
acoplamento spin-spin
O acoplamento spin-spin é também chamado de acoplamento escalar, pois é transmitido através de ligações químicas e é mensurável (J1H-1H).
2
Acoplamento Spin-Spin
O número de linhas de um determinado sinal de um ou mais 1Hs de uma mesma molécula reflete o acoplamento spin-spin entre os núcleos. No caso do etanol:
2 H 1 H3 C C H 3 OH
3 1 2
Os hidrogênios do grupo metileno (CH2-2) “sentem” os hidrogênios do grupo CH3-3 vizinho, e o seu sinal aparece como sendo um quarteto (quatro linhas simétricas duas a duas).
Acoplamento Spin-Spin
O mesmo acontece com os hidrogênios do grupo metila CH3-3, que “sentem” os dois hidrogênios do grupo CH2-2 vizinho, e o seu sinal aparece como sendo um tripleto.
2 H 1 H3 C C H 3 OH
3 1 2
Por que o hidrogênio do grupo OH não “sente” os dois hidrogênios vizinhos do grupo CH2-2? Pelo fato de estar ligado a um heteroátomo muitas implicações.
3
Acoplamento Spin-Spin