Ressonancia
O exame de Ressonância não causa desconforto, sendo necessário apenas que o paciente permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta contra indicações, exceto para portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.
Procedimentos para realizar o exame:
• alimentar-se normalmente com moderação;
• não é necessário suspender o uso de medicamentos habituais;
• não usar objetos pessoais de metal;
• estar no local, pelo menos, trinta minutos antes do horário
• se o exame for realizado sob sedação ou anestesia, será necessário jejum total de 8 horas.
Durante o exame, sinais de radiofreqüência são emitidos para o corpo que os reemite para o computador que converte em imagens. Depois disso, essas imagens são visualizadas e analisadas pelo médico radiologista.
A Ressonância Magnética examina:
Patologias do Cérebro;
Derrames e AVC;
Tumores;
Articulações – joelho e ombro ( lesões dos meniscos, ligamentos e cartilagens);
O paciente deverá informar se já fez alguma cirurgia, se tem algum implante ou no caso das mulheres, se está grávida ou existe a possibilidade de estar. Além da existência de marca- passo cardíaco.
Pacientes com marca-passo cardíaco ou clipes intracranianos para aneurismas cerebrais não podem ser examinados pela ressonância magnética.
Gestantes até o terceiro mês de gravidez só podem se submeter a este exame se autorizadas por seu obstetra.
Para a realização do exame, o paciente deve deitar em uma mesa especialmente desenhada para se deslocar dentro de um amplo magneto. Embora possa parecer um aparelho muito complicado, o procedimento da