EVA - Valor econômico adicionado
EVA ao entendimento do grupo é uma nova ferramenta de gestão usada pelos administradores, não somente para o aumento de medida de desempenho mas também para aumentar os lucros e a riqueza da empresa; Apesar de ser um tipo de gestão em que os empresários estão aderindo agora o EVA não é novo, é na verdade um dos conceitos mais inveterado no universo dos negócios. O EVA teve início nos anos 90 e iniciou se como solução as necessidades das organizações que possuírem indicadores de desempenho que expõem a real princípio de riqueza das empresas, se transformando em um mecanismo que permite calcular a criação de valor da organização.
Quando uma empresa passar a usar o método do EVA vai passar a determinar qual é a verdadeira necessidade de investimentos que elas dever fazer e com isso iram evitar que gastos desnecessários aconteçam e aumentando o retorno em relação ao capital investido.
Esse determinado conceito ajuda os administradores a conseguir através de uma determinada unidade de negócio, que ela colabore para elevar o valor aos acionistas; E para que os acionistas tenham interesse em investir na empresa, ela deve sempre operar com EVA positivo.
O EVA representa o lucro procedente dos ativos menos o custo de oportunidade do capital empregado. Esta relação mostrará se empresa agregando valor. O cálculo do valor agregado pode ser feito calculando-se a diferença entre as vendas brutas (já deduzidos o valor das deduções de vendas e descontos concedidos) e o valor total dos insumos adquiridos de terceiros (custo de mercadorias, matéria prima, demais insumos consumidos, etc).
Para a distribuição do valor agregado devem ser analisados os sequentes valores: mão-de-obra de terceiros; INSS e FGTS; impostos e contribuições; juros, aluguéis e outras remunerações a terceiros, e lucro líquido (inclusive a parcela não distribuída).
Para comprovar o comportamento social das empresas, além das demonstrações contábeis tradicionais algumas