CONTABILIDADE GERENCIAL E A FUNÇÃO DE CRIAÇÃO OU GERAÇÃO DE VALOR
O atual estágio da contabilidade gerencial, que abarca todos os estágios evolutivos anteriores, centra-se no processo de criação de valor através do uso efetivo dos recursos empresariais. Esta função-objetivo está declarada no Relatório Revisado de Março de 1998, emitido pelo Comitê de Contabilidade Financeira e Gerencial da Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants - IFAC), sobre os conceitos de Contabilidade Gerencial.
Mostra-se a seguir os principais tópicos relacionados como tema de geração ou criação de valor, partindo da apresentação dos estágios evolutivos da contabilidade gerencial, de acordo com o IFAC.
CRIAÇÃO DE VALOR - A ATIVIDADE PRODUTIVA
O estudo da criação de valor ou geração de riqueza, a atividade produtiva, não é o principal estudo da Ciência Contábil, mas sim, o ponto fundamental da Ciência Econômica. A economia, objeto da Ciência Econômica, pode ser definida como o conjunto de atividades de uma coletividade humana relativas à produção, distribuição e consumo de bens.
A produção e a consequente geração de renda são assim apresentadas por Rossetti.
“Dentre as três diferentes categorias básicas de atividade econômica (produção, consumo e acumulação), a produção é considerada como atividade fundamental”. O seu caráter de atividade fundamental decorre de que as demais categorias dependem das funções produtivas, à medida que os diferentes agentes que operam nos sistemas econômicos nacionais só podem satisfazer às suas necessidades de consumo e acumulação de riquezas se, preliminarmente, destinarem tempo, talento e esforço à ação de produzir bens e serviços que desejarem consumir e acumular.
A geração de renda ocorre paralelamente ao processamento da produção. Independentemente da sua natureza, quaisquer bens ou serviços que sejam produzidos exigem o emprego de recursos econômicos, denominados fatores de produção, como o trabalho, o capital,