Tcc do curso de administraçao de empresas
Dos negócios atualmente em funcionamento no Brasil 99% são constituídos de Micro e Pequenas Empresas, que representam 25% do Produto Interno Bruto (PIB), geram 60% do emprego formal no país, e constitui 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes (SEBRAE, 2007), sendo de suma importância para o alavancamento da economia do país com a geração de emprego e renda.
No município de Boa Vista capital do Estado de Roraima, as Micro Empresas soma um total de 9.018 em atividade, enquanto as de Pequeno Porte totalizam 605. Além disso, em todo Estado, as MPEs são 11.187 empresas, as de Pequeno Porte 708, e outras empresas 5.955 (JUCERR, 2009), caracterizando um papel importante na economia do Estado de Roraima
Segundo a Prefeitura Municipal de Boa Vista (2009), o setor secundário do município de Boa Vista é predominantemente constituído pelas Micro e Pequenas Empresas, e muitas delas estão localizadas no Centro Comercial de Boa Vista. Concentrando-se principalmente nas avenidas Jaime Brasil, Ville Roy, Ataíde Teive e no Shopping Boa Vista. Este município guarda traços de cidades pequenas, onde a mais importante área comercial situa-se no Centro da cidade atendendo a todo o município, diferentemente do que ocorre nos grandes centros urbanos, locais no qual existem geralmente um pólo comercial para cada bairro.
Assim este projeto de pesquisa propõe um estudo da contribuição da Contabilidade Gerencial nas Micro e Pequenas Empresas localizadas no centro comercial de Boa Vista/RR.
Segundo Santos (2007), apesar da importância das MPEs na economia brasileira, existe um fator relevante a considerar, é a falta de competência