Resson Ncia
A ressonância é um fenômeno que ocorre quando se consegue equilibrar as reatâncias (oposição à passagem de corrente) de um circuito, ou seja, quando XL=XC. Nesse caso, o circuito se comporta como circuito puramente resistivo. Isso acontece em dada frequência, que passa a ser denominada frequência de ressonância (fr), determinada por: fr = 1/(2π√LC).
Ressonância Série
Quando XL = XC, as reatâncias praticamente se anulam, e a impedância do circuito se torna igual à resistência, a qual é um valor muito pequeno. Então a corrente (I) será elevada. Ocorre entre o transformador de força e os capacitores ou banco de capacitores ligados num mesmo barramento.
Ressonância Paralela
Na ressonância paralela, os valores de XL e XC são iguais, isso faz com que IL e IC sejam iguais. Como IL e IC estão em oposição de fase, a resultante IL-IC é nula. Se considerarmos apenas L e C com ausência de resistores quando XL= XC, a corrente total será igual a zero, pois, por efeitos opostos das reatâncias as mesmas se anulam.
A tensão e impedância resultante assumem valores muito elevados.
Diagrama unifilar representando as ressonâncias série e paralela.
Impactos Ressonância Paralela
A ressonância paralela entre a rede e os capacitores é uma situação crítica para todo o sistema elétrico. É onde as impedâncias da rede e os capacitores coincidem em módulo, fazendo a impedância resultante tender ao infinito, levando a distorção de tensão a valores extremamente elevados.
A situação pode causar significativos danos à infraestrutura elétrica da instalação. Normalmente, a parte mais sensível, que são os capacitores, serão os primeiros a serem danificados. Em geral, os capacitores não suportam as correntes de ressonância que circulam entre eles e o transformador.
Impactos Ressonância Série
A ressonância série é a responsável por sobrecorrentes que danificam os capacitores e os demais componentes do circuito.
Referências